sábado, 30 de junho de 2012

Bondiola de cerdo y calabresa

A bondiola é o nome que os argentinos e uruguaios dão à nossa sobrepaleta de porco, também conhecida como nunca de porco ou lombo copa. Aliás, é dela que é feita a copa, que se come de aperitivo, defumada, e se acha em qualquer supermercado.

Aqui temos a sobrepaleta para assar, temperada como adobo e sal.


















Enquando assavam as carnes, fui pro fogão e cozinhei os demais ingredientes. Vegetais (tomates-cereja, abobrinhas e cenouras) cozidos no azeite de oliva extra-virgem.
















Acrescentei o bacon:


































Eis o prato pronto (só a bondiola com os vegetais, pois a calabresa era aperitivo):

10 comentários:

  1. Thiago, primeiro dei uma leve grelhada neles só com azeite e fui acrescentando água quente. Não pode ser fria pra não endurecer os legumes. A água impede que fiquem fritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas esse azeite pode ser um com mais acidez, isto é, diferente do que vai diretamente à mesa? E, com a água, eles foram cozidos por quanto tempo?

      Excluir
    2. Nunca usei um com mais acidez para isso. Usei o extra-virgem da Borges, comum, e também outra vez, também Borges o El Coupage. Com água, o tempo suficiente para dar uma leve desmanchada nas cenouras, acrescentando aos poucos para não ficar muito aguado.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Isso eu também queria saber pois com carne de porco é sempre bom ter cuidado.

      Excluir
    2. Bacon se pode comer até cru. Eu mal dei uma "frigida" nele.

      Excluir
  3. que bom encontrar um Parrillero no brasil, morei minha vida inteira na argentina e encontro muita dificuldade em encontrar meus cortes preferidos aqui....hoje fiquei uma hora procurando por bife chorizo, e não achei, terminei levando lombo de porco pois pensei que era como aqui chamavam a Bondiola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu caro. Bem, a Argentina, o Uruguay e o Rio Grande do Sul são parte da mesmíssima cultura gaúcha. Daí que "no Brasil" (Rio, SP, Nordeste etc) seja difícil de achar um parrillero, mas não em nossa pátria riograndense hehehe Aqui assamos tanto no espeto, como no chão ou na parrilla.

      A bondiola é a sobrepaleta, e o bife de chorizo é o contrafilé cortado em bifes grossos.

      Excluir