quarta-feira, 11 de julho de 2012

Risoto de cordeiro


















Chuletas ovinas inteiras, e os blocos de carne para o risoto de cordeiro. Tirei a carne das chuletas e usei no risoto, mas guardei três chuletinhas para decorar o prato, grelhadas e douradas.


















As chuletinhas ovinas.

 
















"Frigindo" as carnes ovinas em azeite de oliva extra-virgem, um pouco de cebola picada e temperinhos verdes.


















Os ossos das chuletas de cordeiro foram cozidos, para extrair o caldo e acrescentar ao arroz. Sim, a água do risoto é o próprio caldo da carne ovina, retirado dos ossos dos quais usei a carne.


 















O risoto sendo feito: em cima das carnes cortadas do cordeiro, coloco arroz arbóreo e o sal, e vou regando, aos poucos, com a água dos ossos (caldo de carne de ovelha), e mexendo bastante. No fim, quando está quase pronto, acrescento generosa quantidade de manteiga, um pouco de creme de leite ou de requeijão (o cozinheiro escolhe), e mais temperinhos verdes (cebolinha e salsinha). 


















Separei algumas chuletas ovinas e delas não retirei toda a carne, só raspando de um pedaço do osso para ficar como bistequinhas, e dei uma grelhada e dourada, com um fio de azeite de oliva extra-virgem e um pouco de adobo e sal fino.


















Em uma panela (de liga de ferro), o risoto de cordeiro. Na frigideira pequena as chuletas de cordeiro sendo douradas e grelhadas.


















Eis o prato montado: o risoto com uma das chuletas separadas por cima, e enfeitado com tiras de salsinha e tomates-cereja.


Um comentário:

  1. Faço um prato assemelhado, apesar de utilizar cebola e tomate picado, junto. Talvez tu conheça, o "espinhaço de ovelha com arroz".
    Mas a apresentação do teu ficou magnífica!!

    ResponderExcluir