sábado, 12 de maio de 2012

Paleta de borrego e chinchulin, na churrasqueira móvel

 

O borrego (o carneiro adolescente) abaixo ficou excelente. Assei ao meu gosto, espetado, e temperado só com salmoura. Tenho diversas receitas de salmoura para carnes ovinas, mas desta vez usei a mais simples: sal grosso, água quente e adobo. Outras variações incluem suco de limão, vinagre, vinho, azeite, molho de alho, o que lhe regale.

Bueno, de tira-gosto, assei em uma grelha de peixe uns chinchulines, i.e., o intestino delgado da vaca. Quem tem nojinho, que vá à merda, pero é uma entrada que tem um sabor excepcional, se bem preparado. Temperei o chinchulin com sal fino e assei meio longito do fogo, deixando que ficasse mais pra cozido, mas sem secar.

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

4 comentários:

  1. Grande Don Rafael, cumprimentos de um gaudério aqui da serra gaúcha que tem na paleta de carneiro e na costelinha um dos pratos preferidos. Normalmente tempero o cordeiro com limão e sal grosso. Já pensei na salmoura, mas não quiz arriscar porque não tenho idéia de quando se deve começar a temperar. Quem sabe o amigo pode dar uma dicas.
    Grande abraço
    adail.r

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, gracias pelo comentário. A salmoura se deixa ferver se vai aquentando quando esfria. Depois de levemente assada a carne de ovelha, se tira a peça, coloca-se em um alguidar, desses de batuque, ou em uma gamela, e se vai despejando com uma concha (ou com um ramo de temperinho de verde, tipo aspersório pra água benta) por cima da carne. Despacito, e várias vezes durante o processo do assado. A salmoura não deixa que se salgue demais. Saludos bem cinchados,

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde amigo, tudo bem? Meu nome é Felipe e adoro chinchulin, sempre que vou a argentina é a primeira coisa que quero comer! Esses dias eu consegui um cordeiro inteiro e vou fazer na cruz.
    Eu queria aproveitar e fazer os chinchulins também, mas não sei bem se é necessário algum preparo especial nele antes de assar ou se há uma idade máxima que o cordeiro deve ter, pois lá na argentina todo mundo compra no açougue e já assa de uma vez, neh?
    Será que você poderia me tirar essa dúvida, por favor?
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Frassetto, eu sempre compro e asso chinchulin de vaca. Nunca fiz ou comi de cordeiro.

    É preferível sempre um animal jovem. Dá uma limpada nele, lava em água corrente, mas NÃO tira muita gordura nem o que vem dentro, pois senão vai ficar seco.

    Podes temperar com adobo e sal, ou só com sal. Deixa ele enroladinho na parrilla e corre pro abraço! É o modo uruguaio.

    Outra opção é fazê-los à moda argentina, "trenzados": entrelaça dois ou três tripas e os deixa ao comprido.

    Saludos desde a pampa,

    ResponderExcluir