O borrego (o carneiro adolescente) abaixo ficou excelente. Assei ao meu gosto, espetado, e temperado só com salmoura. Tenho diversas receitas de salmoura para carnes ovinas, mas desta vez usei a mais simples: sal grosso, água quente e adobo. Outras variações incluem suco de limão, vinagre, vinho, azeite, molho de alho, o que lhe regale.
Bueno, de tira-gosto, assei em uma grelha de peixe uns chinchulines, i.e., o intestino delgado da vaca. Quem tem nojinho, que vá à merda, pero é uma entrada que tem um sabor excepcional, se bem preparado. Temperei o chinchulin com sal fino e assei meio longito do fogo, deixando que ficasse mais pra cozido, mas sem secar.
Grande Don Rafael, cumprimentos de um gaudério aqui da serra gaúcha que tem na paleta de carneiro e na costelinha um dos pratos preferidos. Normalmente tempero o cordeiro com limão e sal grosso. Já pensei na salmoura, mas não quiz arriscar porque não tenho idéia de quando se deve começar a temperar. Quem sabe o amigo pode dar uma dicas.
ResponderExcluirGrande abraço
adail.r
Meu caro, gracias pelo comentário. A salmoura se deixa ferver se vai aquentando quando esfria. Depois de levemente assada a carne de ovelha, se tira a peça, coloca-se em um alguidar, desses de batuque, ou em uma gamela, e se vai despejando com uma concha (ou com um ramo de temperinho de verde, tipo aspersório pra água benta) por cima da carne. Despacito, e várias vezes durante o processo do assado. A salmoura não deixa que se salgue demais. Saludos bem cinchados,
ResponderExcluirBoa tarde amigo, tudo bem? Meu nome é Felipe e adoro chinchulin, sempre que vou a argentina é a primeira coisa que quero comer! Esses dias eu consegui um cordeiro inteiro e vou fazer na cruz.
ResponderExcluirEu queria aproveitar e fazer os chinchulins também, mas não sei bem se é necessário algum preparo especial nele antes de assar ou se há uma idade máxima que o cordeiro deve ter, pois lá na argentina todo mundo compra no açougue e já assa de uma vez, neh?
Será que você poderia me tirar essa dúvida, por favor?
Muito obrigado!
Frassetto, eu sempre compro e asso chinchulin de vaca. Nunca fiz ou comi de cordeiro.
ResponderExcluirÉ preferível sempre um animal jovem. Dá uma limpada nele, lava em água corrente, mas NÃO tira muita gordura nem o que vem dentro, pois senão vai ficar seco.
Podes temperar com adobo e sal, ou só com sal. Deixa ele enroladinho na parrilla e corre pro abraço! É o modo uruguaio.
Outra opção é fazê-los à moda argentina, "trenzados": entrelaça dois ou três tripas e os deixa ao comprido.
Saludos desde a pampa,